BENEFÍCIOS DO KAMUT_TRIGO KHORASAN

(Saciedade e bom funcionamento intestinal / Integridade dos ossos e pele / Combate cansaço e fadiga cerebral/ Antioxidante e anti-inflamatório)
O trigo khorasan, mais vulgarmente conhecido por kamut (nome da marca que o registou), é um cereal ancestral, isto é, que foi usado por civilizações antigas, ancestrais, mais precisamente no Egito. Contudo, este cereal caiu em desuso devido ao uso generalizado e extensivo do trigo comum, modificado geneticamente de modo a obter culturas mais produtivas. O kamut manteve-se intato e devido às suas caraterísticas nutricionais e estruturais, assim como sabor característico a frutos secos, ligeiramente amanteigado, revela-se uma opção cada vez mais frequente numa alimentação saudável. 

Na verdade, o kamut é um cereal com variados benefícios nutricionais, nomeadamente, promove uma boa digestão pela quantidade de fibra que apresenta (11 g / 100 g deste alimento). As fibras solúveis diminuem o tempo de absorção da glicose e regulam a quantidade de colesterol absorvida pelo intestino. Aspeto potenciado pela elevada quantidade dos minerais manganês e magnésio, que promovem o controlo de açúcar no sangue. O kamut é assim um bom aliado no tratamento da diabetes e manutenção dos níveis de colesterol no organismo. Para além disso, as fibras insolúveis facilitam os movimentos intestinais, funcionando como laxantes naturais. Como resultado, o kamut combate a obstipação, para além disso, as fibras ao acelerarem o transito intestinal, diminuem o tempo de exposição da parede do colón a sustâncias tóxicas e consequentemente promovem a desintoxicação do organismo

O kamut é um cereal relevante na produção e manutenção de energia pelo organismo, nomeadamente na conversão de proteínas, hidratos de carbono e gordura em energia que possa ser utilizada. Particularmente indicado em casos de fadiga e cansaço constantes, mesmo a nível cerebral, dado que o cérebro é um dos maiores consumidores de energia do corpo humano. A elevada concentração das vitaminas do complexo B, nomeadamente vitamina B1 (0,57 mg/ 100 g), que também desempenha funções na manutenção da estrutura e integridade das células cerebrais, vitamina B3 (6,4 mg/ 100 g), assim como os minerais cobre, fósforo, magnésio e ferro, tornam o kamut um cereal de eleição numa alimentação saudável.

De modo a manter a saúde dos ossos e uma pele saudável, o kamut deve ser consumido com frequência. O consumo de kamut fornece 25% das doses diárias recomendadas de cobre, requerido para a produção de colagénio, uma proteína estrutural fundamental. Para além disso, o kamut contém quantidades elevadas de manganês (100 g fornecem mais de 100% da dose diária recomendada), um mineral importante na formação ósseana integridade da pele. A presença de fósforo (364 mg/100 g de cereal), constituinte da estrutura cristalina dos ossos, contribui não só para o desenvolvimento e estrutura óssea, como é um fator fundamental na sinalização que controla o metabolismo ósseo.  

Os benefícios nutricionais do kamut não ficam por aqui, este cereal possui um elevado poder antioxidante, protegendo o organismo contra a ação nefasta de radicais livres, prevenindo doenças associadas ao stress oxidativo, nomeadamente doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e cancro. Os minerais selénio (100g deste cereal fornece mais de 100% da dose diária recomendada) e cobre são importantes cofatores das enzimas antioxidantes mais relevantes do organismo, e ainda pela presença do mineral manganês, também importante cofator de enzimas antioxidantes. Este efeito antioxidante do kamut é potenciado também pela presença de quantidades consideráveis da vitamina B3. Estudos recentes demonstram um papel anti-inflamatório do kamut, nomeadamente no controlo da pressão arterial e níveis de glucose e colesterol no sangue. Para além disto, uma dieta baseada no consumo deste cereal melhora o funcionamento do sistema inflamatório em jovens atletas. Por isso, este cereal pode ser um forte aliado na manutenção de doenças crónicas inflamatórias.

É importante realçar que o kamut contém glúten, e como tal, pessoas com intolerância ou alergia ao glúten devem evitar este cereal, aliás estudos demonstram que os cereais ancestrais têm a potencialidade de estimular uma resposta imune associada á doença celíaca. Contudo, alguns indivíduos com sensibilidade moderada ao glúten parecem tolerar melhor este cereal comparativamente ao trigo comum. Para além disso, o kamut contém uma maior quantidade de proteínas em comparação ao trigo comum (14,54 g no kamut e 10,7 g no trigo/ 100 g de cereal), importante quando o aporte de proteínas é realizado apenas com base em fontes vegetais, ou há uma necessidade de reposição proteica ou aumento de massa muscular.

 COMO APROVEITAR OS BENEFÍCIOS DO KAMUT

O kamut pode ser utilizada para variados fins, na verdade em qualquer confeção em que o trigo comum é normalmente o cereal de eleição, assim, sempre que o ingrediente farinha de trigo entrar em ação, a farinha de kamut pode ser o seu substituto. As aplicações do kamut são variadas, desde pão, bolos, panquecas, tartes e cremes. Na minha experiência, a farinha de kamut é um pouco mais quebradiça e seca, por isso pode ser necessário reajustar os líquidos na receita, mas os resultados são muito bons, quer em textura como sabor. Nunca experimentei usar grãos de kamut.
De modo a obter todas os seus benefícios nutricionais, é importante optar por kamut integral, contudo é possível misturar a farinhas de modo a obter massas mais leves e fofas. Experimentem este PÃO DE KAMUT COM FERMENTO NATURAL, o sabor é realmente diferente e agradável e o nosso corpo agradece!

Referências:
https://fdc.nal.usda.gov/ National Nutrient Database for Standard Reference



2 comentários:

  1. É tão bom podermos saber dos benefícios do que comemos, quero comer kamut mais vezes, a etiqueta está linda, cheia de criatividade.como só tu sabes fazê-lo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) Fico feliz que gostes do conteúdo, quanto á etiqueta tive a melhor professora :)

      Eliminar