COMO CULTIVAR ERVILHAS

(Dicas Simples e Práticas / Dezembro a Março / Melhoramento do Solo)



A ervilha é uma leguminosa anual, suporta bem o frio e por isso pode ser plantada no final de Inverno até inícios da Primavera. Contudo é importante realçar que um excesso de humidade antes da germinação pode apodrecer as sementes que se encontram no solo. Pessoalmente, planto sempre no final do ano, mas este ano vou experimentar também a plantação nos finais de Fevereiro.

As ervilhas estão divididas em dois grandes grupos: as rasteiras, práticas e muito produtivas, ou então as trepadeiras, que requerem algum tipo de tutor para crescer e desenvolver. Por aqui é difícil encontrar as ervilhas rasteiras, por isso plantamos a ervilha trepadeira que guardamos de um ano para o outro, mantendo assim a nossa própria semente. A semeadura das ervilhas faz-se diretamente no solo, enterrando no solo 4 ou 5 ervilhas secas com uma profundidade de aproximadamente 2 cm, na mesma linha uns 40 cm e entre regos 50 cm de espaçamento. As ervilhas não gostam de uma adubação muito azotada, por isso eu prefiro usar pouco composto, delinear regos e então semear as ervilhas, mas podem optar por buracos. Depois de germinar pode demorar até 3 meses para a colheita dos primeiros grãos de ervilha.














As ervilhas, assim como outras leguminosas, são um excelente adubo verde, isto é, a sua cultura melhora a composição mineral da terra ao enriquecê-la com azoto. O azoto é um mineral essencial ao crescimento de todas as plantas, no caso das leguminosas ele é obtido através de um processo de simbiose com as bactérias do género Rhizobium, comummente chamadas de Rizóbio. Estas bactérias encontram-se associadas às raízes das leguminosas, fixam o azoto atmosférico e convertem-no numa forma biologicamente ativa para as plantas. É importante referir que presença de minerais no solo favorece este processo de simbiose, contudo em solos muito adubados com azoto este processo é inibido. Como as leguminosas possuem a capacidade de reter o azoto no solo, após a sua cultura é importante cortar a planta pelas raízes e deixar que estas permaneçam no solo. Caso não seja possível, adicionar ao composto é uma alternativa, contudo se queimadas não retêm qualquer azoto.





ASSOCIAÇÕES

As ervilhas gostam de ser cultivadas junto de cenouras, nabos, pepino, feijão e ervas aromáticas.
Não cultivar com cebola, alho, gladíolos, batatas e cebolinho.

De momento começamos a estacar as ervilhas, de modo a impedir que as vagens toquem no chão e apodreçam, para além de permitir acesso fácil á luz solar. Vamos acompanhando com mais novidades de manutenção, como o combate a possíveis doenças e aplicação de chorume de urtigas.

REFERÊNCIAS E MAIS INFORMAÇÃO

“Uma horta para ser feliz” de Marc Estévez Casabosch


Sem comentários:

Enviar um comentário