(Fermentação natural / Sem Lacticínios / Pão de Partilha)
Para mim a Páscoa levanta uma energia de transformação. É importante deixar ir aquela parte de nós que não mais se adequa e que, portanto, não nos proporciona felicidade. Abrir as portas da alma à renovação, ao novo, como uma oportunidade única de crescer, de descoberta de lados nossos que desconhecíamos, mas associados a uma forma de ser e estar que nos completa, que nos faz sentir mais próximos de nós mesmos.
Este Folar Doce de Páscoa é uma celebração à mudança…Não acrescentei manteiga, como normalmente faço, mas sim um pouco de azeite, também reduzi no açúcar e optei por açúcar amarelo para um toque mais caramelizado. Para além disso, utilizei fermento natural, cresceu lentamente, a ritmo próprio, diferente do fermento de padeiro, mas com muito sabor e vantagens para o nosso organismo. Se estivessem na minha cozinha iam sentir o cheirinho incrível a limão e canela, que combinam tão bem com o cheirinho a Pão acabado de fazer. Normalmente utilizo farinha integral, mas neste Folar Doce da Páscoa optei por não o fazer, é importante para mim ter esta liberdade, para que o Caminho seja verdadeiramente Integral.
FOLAR DOCE DE PÁSCOA_COM FERMENTO NATURAL
600 g farinha de trigo
250 g fermento natural de centeio integral
100 g de açúcar amarelo
1 colher de sopa de azeite extra virgem
⅔ chávena de leite vegetal
3 ovos
8 g de sal
raspa de 1 limão grande
1 colher de chá de canela
Preparação:
1. Num robô de cozinha misturar todos os ingredientes pelo menos uns 7 a 9 minutos para desenvolver o glúten. Para amassar a massa á mão, serão necessários uns 12 a 15 minutos. Deixar descansar em local com temperatura amena por 12 horas.
2. Sovar a massa e formar uma bola, dividir a massa em duas partes iguais. Moldar 2 rolos e enrolar um no outro até ficar tipo uma trança. Unir as pontas e colocar num tabuleiro polvilhado com farinha.
3. Levedar uma segunda vez. Dependendo do vigor do fermento deverá demorar entre 1 e 3 horas. Para este tipo de massa, são necessárias 3 horas.
4. Colocar no forno pré-aquecido a 180°C. Cozer 30 a 35 minutos. Como se trata de uma massa fermentada com fermento natural, se resistirem, deixar este Folar Doce de Páscoa arrefecer pelo menos 2 horas antes de o abrir. Polvilhar com açúcar em pó.
EASTER SWEET SOURDOUGH BREAD
(Natural fermentation / Dairy Free / Ideal to Share)
300 g wheat flour
250 g whole rye sourdough
100 g yellow sugar
1 tablespoon extra-virgin olive oil
⅔ cup of vegetable milk
3 eggs
8 g of salt
Zest of 1 large lemon
1 teaspoon cinnamon
Method:
1. In a food processor mix all ingredients for at least 7 to 9 minutes to allow gluten to develop. To knead the dough by hand, it will take about 12 to 15 minutes. Allow the dough to rest in a warm place for 12 hours.
2. Knead the dough and form a ball, divide the dough in 2 equal parts and form two strips. Shape 2 rolls and roll them together until they are like a braid. Join the ends together and place on a floured tray.
3. Place in the oven tray and let rise a second time in a warm place. Depending on the vigor of the yeast it should take 1 to 3 hours. For this type of dough 3 hours are needed.
4. Place the tray in the preheated oven to 180°C. Bake 30 to 35 minutes. As it is a natural fermented dough, if you resist, let this Sweet Bread cool at least 2 hours before opening it.
Venha a mudança, verdadeira, de dentro..este folar é lindo aos olhos e ao coração, traz uma paz de páscoa, as fotos transmitem isso mesmo :)
ResponderEliminarObrigada por me ajudares a mudar e ser uma pessoa mais aberta, com mais consciência, e mais em paz, na Páscoa e todos os dias, uma busca, uma mudança.
Eliminar