BENEFÍCIOS DA BATATA-DOCE

(Pele saudável / Visão noturna / Energia gradual / Facilita a digestão)
A batata-doce possui uma elevada concentração de betacaroteno e betacriptoxantina, ambos carotenoides precursores da vitamina A e responsáveis pela cor amarela/ laranja da sua polpa. A vitamina A contribui ativamente para a manutenção de uma pele saudável, promove a cicatrização de feridas e prevenção de danos solares, combate o envelhecimento precoce da pele atuando ao nível da estrutura de colagénio e ainda garante a hidratação da pele.

A vitamina A desempenha um papel vital na capacidade de visão noturna, mas também no estado da visão em geral, pelas suas propriedades antioxidantes. Contribui para o desenvolvimento normal dos dentes e conservação do esmalte dentário. Para além disto, a vitamina A está implicada na produção e regulação das hormonas femininas, o que ajuda a regular sintomas pré-menstruais e da menopausa. A presença da vitamina B6 neste alimento reforça igualmente a sua ação hormonal.

Ao consumir batata-doce, assegura a ingestão das vitaminas A, C e E. A ação antioxidante, conjunta, destas vitaminas, fortalece o sistema imunitário, previne doenças cardiovasculares e alivia sintomas de inflamação das articulações e sistema digestivoÉ de notar que a batata-doce não é uma fonte de excelência de vitamina C (25 mg/ 100 g de batata-doce, quando comparada com outros vegetais como o pimento, brócolos (100 mg /100 g) ou frutas como o kiwi e a laranja (85 mg e 50 mg/100 g, respetivamente), tendo em conta que a dose diária recomendada de vitamina C é de 90 mg para homens e 75 mg para mulheres. O mesmo acontece com a vitamina E. Alimentos como sementes de girassol ou gérmen de trigo (53 mg e 27 mg/ 100 g respetivamente) são excelentes fontes de vitamina E, 100 g de batata-doce fornecem apenas 4 mg desta vitamina. Contudo, é importante realçar que ambas, vitamina C e E, protegem a ação da vitamina A no organismo e que esta atua juntamente com o zinco. Por outro lado, fatores como calor, álcool, café e tabaco são adversários da ação da vitamina A.



A batata-doce está repleta de hidratos de carbono complexos, isto é, de absorção lenta e como tal promove um fornecimento de energia continuo. A libertação de insulina é deste modo gradual, o que aumenta a sensação de saciedade, e impede a conversão imediata dos hidratos de carbono em gordura, sendo por isso uma excelente aliada na perda de peso.


A batata-doce promove uma boa digestão pela quantidade de fibra que apresenta (2,7 g de fibras/ 100 g deste alimento). As fibras solúveis formam uma estrutura semelhante a um gel que ao aumentar o volume do conteúdo gástrico retarda o seu esvaziamento e aumenta a sensação de saciedade. Diminuem o tempo de absorção da glicose e regulam a quantidade de colesterol absorvida pelo intestino. A batata-doce é assim uma boa aliada no tratamento da diabetes e manutenção dos níveis de colesterol no organismo. Para além disso, as fibras presentes na casca facilitam os movimentos intestinais, funcionando como laxantes naturais. Como resultado, a batata-doce consumida com casca combate a obstipação, as fibras ao acelerarem o transito intestinal, diminuem o tempo de exposição da parede do colón a sustâncias toxicas e consequentemente promovem a desintoxicação do organismo




Para aqueles que gostam de praticar desporto, a presença de elevados níveis de potássio, tornam a batata-doce um alimento de eleição, dado que reduz o cansaço muscular, previne caibras e combate inflamações musculares e das articulações. Para além disso, a presença deste mineral ajuda a regular a pressão arterial.



A batata-doce possui ainda propriedades diuréticas, funciona como um antidepressivo natural e influencia a digestão e utilização de proteínas no organismo. Tudo isto devido á presença de 0,2 mg de vitamina B6 por 100 g deste alimento, um valor considerável tendo em conta que a dose diária recomendada desta vitamina é 1,3 mg. Excelentes motivos para incluir a batata-doce na alimentação diária, ou reforçar o seu consumo em determinadas épocas da vida.   

COMO APROVEITAR OS BENEFÍCIOS DA BATATA-DOCE

Consumir a batata-doce como acompanhamento nas refeições principais, mas também em lanches ou snacks, como estas AZEVIAS DE BATATA-DOCE



É importante cozinhar a batata-doce de forma saudável: assada, a vapor ou cozer em pouca água, de modo a evitar a perda de vitamina C.

Como as vitaminas A e E são lipossolúveis, a utilização de um fio de azeite ou um pouco de óleo de coco é recomendada na altura da ingestão.

Não descascar a batata-doce, consumindo-a com pele é, por um lado, muito mais fácil e prático de confecioná-la, e por outro, é a única forma de garantir o aproveitamento de todo o seu valor nutricional, nomeadamente fibra, potássio e vitaminas C e E. Neste caso, é importante optar pelo cultivo biológico de batata-doce e podem aprender aqui COMO CULTIVAR BATATA-DOCE.

A batata-doce tem um elevado valor nutricional, vamos aproveitá-lo ao máximo, cultivar de forma biológica e incluí-la numa alimentação variada e saudável!   





2 comentários:

  1. Com tantos benefícios, dá já vontade de comê-las, até já me sinto mais saudável :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, sim vamos incluir cada vez mais a batata doce no nosso dia a dia!

      Eliminar