COMO CULTIVAR BATATA DOCE

(Germinação dos tubérculos / Fácil manutenção / Requer água)


Essencialmente existem 3 métodos para plantar batata-doce: a partir da semente, a partir da rama da planta adulta e a partir da germinação do próprio tubérculo. O que vou descrever aqui é a minha experiência com um desses métodos, na verdade foi um verdadeiro sucesso, fiquei muito contente e admirada quando colhemos 7 a 9 tubérculos por rebento.


Na primeira abordagem experimentei a técnica que me pareceu mais viável e fácil de colocar em prática. Para tal comprei rebentos de batata-doce no horto e plantei-os entre maio e junho.



De modo a produzir rebentos através da germinação do próprio tubérculo, iniciamos este método aqui em casa, assim não preciso de os obter num horto. Em baixo descrevo em detalhe a técnica que estou a usar. Tenho disponíveis imagens da fase inicial, assim como dos rebentos obtidos após as batatas germinarem.

CULTIVAR BATATA DOCE ATRAVÉS DA GERMINAÇÃO DO PRÓPRIO TUBÉRCULO


1. Obter uma batata doce saudável e firme, de preferência biológica ou de um produtor local, de modo a prevenir o uso anterior de produtos que impedem o surgimento de rebentos.
2. Colocar a batata doce inteira ou partida a meio num frasco com água, de modo a cobrir apenas cerca de metade da batata doce. 

3. Colocar num local com luz do sol direta, como num parapeito de uma janela ensolarada, e trocar a água com frequência.
4. Quando os rebentos atingirem os 4 a 5 cm de comprimento, é altura de os arrancar da batata doce. Mais rebentos irão surgir.
5. Colocar os rebentos num frasco com água, esperar que ganhem raízes e atinjam os 25 cm de altura, é então altura de plantar.
6. A batata doce gosta de um clima relativamente quente, e convém o solo já estar mais quente na altura de plantar, por isso entre maio e junho.



Esta foi o primeiro ano em que cultivamos batata doce através de tubérculos e posso dizer que o resultado foi muito similar quando comparado com os resultados dos rebentos obtidos no horto.

Acompanhem-me neste processo de germinação e na altura de plantar vou partilhar todos os detalhes de como preparar a terra, estrumar com composto biológico, distâncias de plantação adequadas e a frequência de rega.

Por agora podem ver a nossa colheita deste ano. 


Boas plantações!!





2 comentários: