BENEFÍCIOS DO ALHO-FRANCÊS

(Protetor cardiovascular / Anticancerígeno / Saúde dos ossos)
O alho-francês é um legume repleto de propriedades nutricionais benéficas para o organismo. O sistema cardiovascular é aquele que mais beneficia pela ingestão de alho-francês e isto é devido á presença de diferentes componentes.
O alho-francês é rico em flavonoides, substâncias encontradas nos alimentos vegetais, com elevado poder antioxidante, dos quais kaempferol é aquele que existe em maiores concentrações. Este flavonoide protege as paredes dos vasos sanguíneos de danos oxidativos, atuando diretamente no aumento da produção de uma molécula que contribui para o relaxamento e dilatação dos vasos sanguíneos. Para além disso, estudos desenvolvidos em linhas celulares tumorais, demonstram que o flavonoide kaempferol pode reduzir o risco de cancro. Este efeito é potenciado pela presença de saponinas, compostos fitoquímicos, com capacidade de inibir o crescimento de células cancerosas.  
Outro mecanismo pelo qual o alho-francês está envolvido na proteção cardiovascular é pela elevada concentração de outros polifenóis antioxidantes. Quando comparado com legumes como o pimento, tomates ou cenouras, o alho-francês contém maior quantidade de equivalentes do ácido gálico, um polifenol com papel direto na proteção dos vasos sanguíneos contra danos oxidativos e propriedades anticancerigenas. Apesar de apresentar concentrações relativamente mais baixas do que as presentes em alhos ou cebolas.
Por último, a presença de ácido fólico (87 µg / 100 g de alimento) desde o bolbo até às folhas do alho-francês, torna este legume um protetor cardiovascular por excelência. Esta vitamina do complexo B ajuda a controlar os níveis de homocisteína, um fator de risco para muitas doenças cardiovasculares. Estudos demonstram que o ácido fólico desempenha um papel na proteção contra o cancro colorretal. 



Os benefícios do alho-francês não ficam por aqui. Uma chávena de alho francês fornece 29% da dose diária recomendada de vitamina K. Sendo assim, consumir alho-francês com regularidade ajuda a manter os ossos saudáveis. Isto ocorre por dois mecanismos, por um lado diminui o risco de fratura e por outro inibe a formação de um tipo de célula óssea responsável pela desmineralização óssea. Este alimento pode ser um aliado valioso em determinadas fases da vida, como pós-menopausa e em casos de osteoporose, em que a vitalidade óssea encontra-se diminuída.
A vitamina K está envolvida em outros processos no organismo, como a regulação da coagulação sanguínea, é um importante antioxidante e baixos níveis de vitamina K estão associados a risco de artrite.

É importante realçar que o alho-francês é um legume pertencente à família das aliáceas, como o alho e a cebola, e consequentemente partilha alguns dos seus benefícios nutricionais, contudo não é tão extensivamente estudado e muitas das suas propriedades mantêm-se por revelar. Mesmo assim existem benefícios do alho-francês bem documentados, como aqueles aqui descritos, e sem dúvida é um legume a incluir numa dieta variada e sazonal.




COMO APROVEITAR OS BENEFÍCIOS DO ALHO-FRANCÊS

O alho-francês é um legume com um sabor adocicado e simultaneamente ácido, mas não tão ácido como a cebola, utilizado com muita frequência para dar sabor a caldos, estufados e salteados, mas que eu adoro cozinhar como ingrediente principal para sentir todo o seu sabor. De modo a preservar as suas características nutricionais é importante não cozinhar em demasia, saltear rapidamente o alho-francês cortado em tiras muito fininhas é um bom método de confeção. Experimentem esta SOPA DE ALHO FRANCÊS E CHUCHU, é muito nutritiva e os sabores doce e amargo estão bem equilibrados.



Referências:

2 comentários:

  1. Mas que rico legume, só de o ler até me sinto mais saudável, toca a comer muito alho-francês e ajudar o nosso corpo a manter-se saudável de uma forma natural

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há nada como aproveitar o que a Natureza nos oferece para nos sentirmos cheios de energia, Acompanhar as épocas próprias de cada legume ajuda-nos a respeitar também a Natureza.

      Eliminar