BATATA DOCE, ABÓBORA MANTEIGA E BRÓCOLOS NO FORNO COM COGUMELOS PLEUROTUS CROCANTES

SWEET POTATO, BUTTERNUT SQUASH AND BROCCOLIS IN THE OVEN WITH CROCANT PLEUROTUS MUSHROOMS

(Cor no prato / Crocante / Saudável, fácil e cheio de sabor)


Gosto de ver a cor dos vegetais no meu prato, saber que estou a incluir na dieta diferentes nutrientes, vitaminas e minerais que fornecem ao meu organismo toda a energia e bom funcionamento que precisa. Gosto de sabor, cada garfada tem de transmitir bem-estar e satisfação, e aliada ao crocante, melhor ainda, é importante trincar, sentir as texturas e sabor. Os cogumelos pleurotus são muito característicos em sabor e textura e bem grelhados falam por si, neste prato resolvi torná-los crocantes, uma espécie de cogumelos panados no forno com crumble de pão de centeio, sementes de papoila e sésamo (ricos em cálcio). Ficaram mesmo deliciosos! Para acompanhar assei batata doce aos quadrados, com casca e um fio de azeite. Ao manter a casca da batata doce asseguramos um bom aporte de fibras insolúveis, mas para saberem mais sobre OS BENEFÍCIOS DA BATATA DOCE vejam o artigo no blog. Adicionei também abóbora manteiga, também com casca, que se come muito bem e mais uma vez permite conservar todos os BENEFÍCIOS DA ABÓBORA MANTEIGA, amplamente discutidos aqui no blog. Ambas, batata doce e abóbora manteiga são cultivadas de forma biológica no nosso quintal.  É a época dos brócolos, também cultivados aqui em agricultura biológica, e eu adoro cozinhá-los no forno, rápido, fácil e cheios de sabor! Só boas razões para experimentarem em casa.



(scroll down to english version)

BATATA DOCE, ABÓBORA MANTEIGA E BRÓCOLOS NO FORNO COM COGUMELOS PLEUROTUS CROCANTES

2 batatas doces grandes com casca, bem lavadas
1 abóbora manteiga pequena com casca
1 colher de chá de sal
1 ramo de brócolos
Azeite qb.

Preparação:

1. Cortar a batata doce e a abóbora manteiga com casca aos quadrados, lavar muito bem e manter numa taça com água e um pouco de sal por 2 horas.
2. Colocar num tabuleiro e regar com um fio de azeite.
3. Assar em forno pré-aquecido a 200°C, durante 1 hora, virar uma ou duas vezes. Nos últimos 15 minutos adicionar os brócolos divididos em floretes, atenção para não queimar.

PLEUROTUS CROCANTES: Temperar com sal, envolver em ovo batido, de seguida passar pela mistura de pão de centeio ralado com sementes de papoila e de sésamo. Assar por 15 minutos em forno pré-aquecido a 200°C.

Bons momentos crocantes, cheios de sabor, cor e saudáveis!




SWEET POTATO, BUTTERNUT SQUASH AND BROCCOLIS IN THE OVEN WITH CRISPY PLEUROTUS MUSHROOMS
(Color on the plate / Crispy / Healthy, easy and full of flavor)

2 large sweet potatoes with skin, well washed
1 butternut squash with skin, well washed
1 tsp salt
1 bunch of broccolis
Olive oil

Method:

1. Cut sweet potatoes and butternut squash in squares, wash thoroughly and keep in a bowl with water and a little salt for 2 hours.
2. Place on a tray and sprinkle with a drizzle of olive oil.
3. Preheated oven 200 °C, for 30 minutes, mix once or twice. In the last 15 minutes add the broccolis but be careful not to burn.    

CRISPY PLEUROTUS: Season with salt, wrap in beaten egg, then pass through the mixture of grated rye bread with poppy and sesame seeds. Bake for 15 minutes in a preheated oven at 200°C.

Good crunchy, flavorful and healthy moments!



2 comentários:

  1. É incrível como a comida pode inspirar obras de arte, as cores que estão na natureza são realmente belas,muito bom aspecto esta batata doce com abóbora e brócolos, tudo do quintal e biológico, não podia ser melhor, é um orgulho :) E a combinação entre todos dá uma excelente e completa refeição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, não há nada como observar a Natureza com atenção, é tão bonita e simples e complexa ao mesmo tempo. É bom poder respeitá-la e cultivar biológico. Obrigada por todo o apoio.

      Eliminar