BOLO DE LIMÃO E AZEITE

LEMON AND OLIVE OILE CAKE
(Simples e rápido / Lanche Saudável / Pouco doce / Sazonal)


O amarelo dos limões contrasta com o verde forte das folhas, lindos, natureza pura, rústicos, no limoeiro já bem antigo. Adoro admirar este limoeiro que já tanto viu acontecer, que tem mazelas, marcas do tempo, mas que continua forte e na época certa presenteia-nos com estes frutos ácidos, cheios de sabor e sumo. Cuidamos dele o melhor possível, adubamos, podamos os troncos doentes, pulverizamos com chorume de urtigas, e colhemos, numa simbiose que quero manter.





Este Bolo de Limão e Azeite é cheio de personalidade, ou seja, sabe mesmo a limão, é fofo, mas não é um bolo leve, o azeite confere-lhe uma textura que eu adoro, um pouco ácido, por isso se gostaram de algo mais docinho, aumentem o açúcar para 150 g, também fica muito bem com açúcar amarelo, caso não tenham o de coco. Eu gosto de optar pela farinha de espelta, é um cereal repleto de proteína, de vitaminas e minerais, mas se quiserem saber mais, vejam aqui no blog os BENEFÍCIOS DA ESPELTA. É um verdadeiro bolo de lanche, e muito sazonal, para além dos BENEFÍCIOS DO LIMÃO, espero que gostem tanto como nós!





(scroll down to english version)

BOLO DE LIMÃO E AZEITE
12 fatias

300 g de farinha de espelta branca
2 colher de chá de fermento
100 g de açúcar de coco
5 colheres de sopa de azeite virgem extra
4 ovos
1 limão inteiro biológico (usar a casca)
125 ml de buttermilk
(125ml de leite + 1 colher de sopa de sumo de limão, aguardar uns minutos)
1 pitada de sal

Preparação:

1. Lavar o limão, cortar em pedaços e retirar as pevides, caso o limão tenha uma parte branca grossa, remover também.
2. Colocar no liquidificador os ovos, azeite, buttermilk, o açúcar e o limão com casca aos pedaços. Triturar bem, até um creme bem liso e sem grumos.
3. Adicionar a farinha, o fermento e o sal e bater até obter uma massa lisa. Colocar numa forma de 20 cm de diâmetro untada com azeite e polvilhada com farinha. Levar ao forno previamente aquecido a 175°C durante 30 minuto, até dourar e o topo estalar (em caso de dúvida, teste do palito).
4. Desenformar frio e polvilhar com açúcar em pó.  

Deliciem-se com este bolo tão sazonal, saudável, de textura rica e cheio de sabor!




LEMON AND OLIVE OIL CAKE
(Simple and fast / Healthy Snack / Seasonal)
12 slices

300 g spelt flour
2 teaspoon backing powder
100 g coconut sugar
5 tablespoons olive oil
4 eggs
1 organic lemon (with skin)
150 ml buttermilk
(150 ml of milk + 1 tablespoon of lemon juice, wait a few minutes)
A pinch of salt

Method:

1. Wash the lemon, remove the seeds and cut it in small pieces. If the lemon has a thick white part, remove it too, but keep the skin.
2. Place eggs, olive oil, buttermilk, sugar and lemon in a blender. Grind well, until a very smooth cream, without lumps.
3. Add the flour, baking powder and salt and blend until smooth. Place in a 20 cm pan greased with olive oil and sprinkled with flour. Place in a preheated oven at 175°C for 30 minutes, until golden and the top clicks (if in doubt, test with toothpick).
4. Let it cool and sprinkle with powdered sugar.

Enjoy this seasonal healthy cake, rich in texture and full of flavor!




2 comentários:

  1. Que fotos tão bonitas, trazem um conforto à alma, uma comunhão entre a natureza e a comida; este bolo é o somatório das duas, adorei e a receita tão prática e simples de fazer, até a Quinhas queria um bocadinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, fico muito feliz pelas tuas palavras tão doces. Adoro que as nossas arvores contem historias e nos tragam memórias, momentos de partilha e bons produtos para cozinhar :) A Quinhas é uma fofinha, adora lanchar!

      Eliminar