BENEFÍCIOS DA ESPELTA

(Combate cansaço e fadiga cerebral / Integridade dos ossos e pele / Antioxidante / Boa digestão)


A espelta é um cereal ancestral, foi muito usada na produção de pão na Europa central até á Idade Média. Contudo, este cereal caiu em desuso devido ao uso generalizado e extensivo do trigo comum, modificado geneticamente de modo a obter culturas mais produtivas. A espelta ficou assim resguardada de manipulações, mantendo as suas caraterísticas nutricionais e estruturais originais, com um sabor característico a frutos secos, ligeiramente doce e, devido á presença de glúten, é um excelente substituto do trigo comum na panificação e pastelaria.

A espelta é um cereal com variados benefícios nutricionais, nomeadamente, promove a produção e manutenção de energia pelo organismo, nomeadamente na conversão de proteínas, hidratos de carbono e gordura em energia que possa ser utilizada. Particularmente indicada em casos de fadiga e cansaço constantes, mesmo a nível cerebral, dado que o cérebro é um dos maiores consumidores de energia do corpo humano. A elevada concentração das vitaminas do complexo B, nomeadamente vitamina B1 (0,36 mg/ 100 g), que também desempenha funções na manutenção da estrutura e integridade das células cerebrais, vitamina B3 (6,83 mg/ 100 g), assim como os minerais cobre, fósforo, magnésio e ferro, tornam a espelta um cereal de eleição numa alimentação saudável.

De modo a manter a saúde dos ossos e uma pele saudável, a espelta deve ser consumida com frequência. O consumo de espelta fornece 25% das doses diárias recomendadas de cobre, requerido para a produção de colagénio, uma proteína estrutural fundamental. Para além disso, a espelta contém quantidades elevadas de manganês (100 g fornecem mais de 100% da dose diária recomendada), um mineral importante na formação ósseana integridade da pele. A presença de fósforo (401 mg/100 g de cereal), constituinte da estrutura cristalina dos ossos, contribui não só para o desenvolvimento e estrutura óssea, como é um fator fundamental na sinalização que controla o metabolismo ósseo.  

Os benefícios da espelta não ficam por aqui, este cereal possui um elevado poder antioxidante, protegendo o organismo contra a ação nefasta de radicais livres, prevenindo envelhecimento, danos celulares e inflamação. Isto é devido não só á presença da vitamina B3, como ao mineral cobre, importante cofator de uma das enzimas antioxidantes mais relevantes do organismo, e ainda pela presença do mineral manganês, também importante cofator de enzimas antioxidantes.




Uma das vantagens da espelta é o seu baixo valor em ácido fítico. O ácido fítico liga-se a minerais como o cálcio, ferro e zinco e diminui a sua absorção pelo organismo ao longo do intestino, particularmente importante numa alimentação baseada em cereais, em que o teor de minerais absorvido pode ser comprometido. Sendo assim ao utilizar a espelta, está a garantir uma maior absorção mineral pelo organismo.

A espelta promove uma boa digestão pela quantidade de fibra que apresenta (10,7 g / 100 g deste alimento). As fibras solúveis diminuem o tempo de absorção da glicose e regulam a quantidade de colesterol absorvida pelo intestino. Aspeto potenciado pelo manganês que promove o controlo de açúcar no sangue.  A espelta é assim uma boa aliada no tratamento da diabetes e manutenção dos níveis de colesterol no organismo. Para além disso, as fibras insolúveis facilitam os movimentos intestinais, funcionando como laxantes naturais. Como resultado, a espelta combate a obstipação, as fibras ao acelerarem o transito intestinal, diminuem o tempo de exposição da parede do colón a sustâncias tóxicas e consequentemente promovem a desintoxicação do organismo



A espelta (triticum spelta) pertence á mesma família do trigo comum (triticum aestivum) e como tal partilham diversas características, contudo a riqueza nutricional da espelta realça-se em alguns aspetos. A nível proteico apresenta maior quantidade do aminoácido cisteína quando comparada com outros cereais. A cisteína é importante na síntese de proteínas, impede a oxidação proteica, protegendo o organismo da reação de radicais livres, e participa em diversas funções metabólicas, nomeadamente na síntese de beta-queratina, a principal proteína da pele, unhas e cabelo. Comparativamente ao trigo comum, o aminoácido lisina presente na espelta é assimilado de forma mais eficaz, particularmente importante na produção de proteínas e proteção antioxidante. Para além disso, a espelta contém uma maior quantidade de proteínas em comparação ao trigo comum (14,6 g na espelta e 10,7 g no trigo/ 100 g de cereal), importante quando o aporte de proteínas é realizado apenas com base em fontes vegetais, ou quando se pretende o aumento de massa muscular.

É importante realçar que a espelta contém glúten, e como tal, pessoas com intolerância ou alergia ao glúten devem evitar este cereal. Contudo, alguns indivíduos com sensibilidade moderada ao glúten parecem tolerar melhor este cereal comparativamente ao trigo comum. O glúten é uma estrutura complexa, composta essencialmente por proteínas, mas também hidratos de carbono e gordura. Cerca de 85% destas proteínas consistem em gliadina (confere viscosidade) e glutenina (elasticidade e estrutura para aguentar a forma), o trigo possui proporções equilibradas destas proteínas, enquanto a espelta possui maior quantidade de gliadina, o que torna o glúten mais frágil e, como tal, a espelta é mais fácil de digerir pelo organismo.




COMO APROVEITAR OS BENEFÍCIOS DA ESPELTA

A espelta pode ser utilizada para variados fins, na verdade em qualquer confeção em que o trigo comum é normalmente o cereal de eleição, portanto, sempre que o ingrediente farinha de trigo entrar em ação, a espelta pode ser o seu substituto. Apesar de conter uma proporção de glúten diferente, que lhe confere maior retenção de água, a espelta é perfeitamente moldável e utilizável para a confeção de pão, contudo é bom lembrar que amassar em demasia pode resultar numa massa quebradiça e que a quantidade de líquido utilizada deve ser reduzida. Eu adoro cozinhar pão com espelta, vejam este PÃO DE ESPELTA E CENTEIO COM FERMENTO NATURAL, ou para uma ideia mais natalícia e um twist do tradicional vejam este BOLO REI DE ESPELTA E CENTEIO COM FERMENTO NATURAL. As aplicações da espelta são variadas, desde bolos, panquecas, tartes e cremes. Para uma versão presente e surpreender alguém experimentem estes MUFFINS DE ESPELTA e optem pela opção que mais gostam, todas elas utilizam espelta. Finalmente para um bolinho caseiro com fruta da época e apenas farinha de espelta, BOLO DE LIMÃO E AZEITE.

De modo a obter todas os seus benefícios nutricionais, é importante optar por espelta integral, contudo é possível misturar a espelta integral e não-integral de modo a obter massas mais leves e fofas. Experimentem, o sabor é realmente diferente e agradável e o nosso corpo agradece!




Referências:
https://fdc.nal.usda.gov/ National Nutrient Database for Standard Reference
O Livro do Pão, Ângela Silva, editora manuscrito

2 comentários:

  1. Que excelente conteúdo, super completo, gostei muito. Que falta que faz saber mais a fundo sobre o que comemos e aqui estas a fazer um trabalho excepcional ao trazeres-nos toda esta informação tão importante..é pena que nas nossas padarias não se vejam pães ou bolos de espelta...sendo assim toca a tentar fazer em casa :) porque vale a pena saber o que estamos a comer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo teu apoio, sem ele não estaria aqui agora a escrever sobre aquilo que gosto e me faz sentir bem! Que bom que aquilo que gostamos pode ser útil e ajudar outros! Beijinho e obrigada

      Eliminar