TARTE TATIN DE BETERRABA E SEGURELHA

BEETROOT AND SAVORY TATIN TART
(Sabores que combinam / Aconchegante / Muita caramelização)



A beterraba é um legume muito peculiar, para mim está cheio de potencialidades e adoro poder explorar as infinitas possibilidades. Esta Tarte Tatin de Beterraba e Segurelha é uma celebração dos sabores rústicos, inicialmente caramelizei a beterraba com a cebola, alho e um toque de segurelha. A segurelha é uma erva aromática quente, intensa em sabor, normalmente uso em conjunção com leguminosas, mas também combina muito bem com as características mais fortes da beterraba. Os açucares libertam-se, os legumes ficam caramelizados e então coloca-se a massa quebrada por cima (mais tradicional seria com massa folhada), aconchegam-se os legumes e coze-se no forno. Quando a massa apresentar aquela cor dourada, retira-se do forno e para evitar que os legumes, que estão caramelizados, fiquem colocados á forma, desenforma-se ainda quente e serve-se assim, com os legumes no topo. Desta vez utilizei a segurelha, mas o tomilho também combina muito bem aqui, assim como o alecrim. Vale muito a pena comer beterraba assim e o nosso corpo agradece, como explorado no Smoothie de Beterraba, Mirtilos eAmeixa.




(scroll down to english version)

TARTE TATIN DE BETERRABA E SEGURELHA

Massa:

200 g farinha de trigo integral
50 g óleo de coco frio
50 g manteiga
½ colher de chá de sal
1 ovo

Recheio:

2 kilos de beterraba cortada em fatias
4 cebolas pequenas cortadas em rodelas grossas
4 dentes de alho cortados ao meio longitudinalmente
1 colher de sopa de óleo de coco
1 colher de sopa de açúcar de coco
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de segurelha fresca

Preparação:

1. Para preparar a massa, adicionar á farinha e sal, o óleo de coco e manteiga frios e desfazer entre as mãos (ou no processador) até formar uma massa areada, adicionar o ovo e amassar apenas o suficiente para formar uma massa coesa, mas leve ao toque. Refrigerar por 15 minutos, mas não muito mais ou será muito difícil moldar a massa.
2. Numa frigideira anti-aderente, aquecer o óleo de coco e colocar as fatias de beterraba, cebola e alho numa só camada, pode ser necessário repetir o processo para completar a quantidade necessária. Temperar com sal e segurelha. Adicionar o açúcar e o vinagre balsámico e deixar caramelizar em lume médio-baixo por aproximadamente 20 minutos.
3. Estender a massa com um rolo de cozinha. O tamanho pretendido é o da frigideira antiaderente no caso desta poder ir ao forno, ou como no meu caso, da forma que utilizei. Para tal, dispor os legumes numa só camada e tapar com a massa quebrada.
4. Colocar a tarte no forno previamente aquecido a 180°C, por 30 minutos até a massa ficar douradinha. Antes de arrefecer, transferir a tarte para um prato de servir de modo a que a beterraba fique no topo. Acrescentar alguma segurelha e servir com uma salada.  

Bons momentos cheios de sabor e saudáveis!



BEETROOT AND SAVORY TATIN TART
(Flavors that combine / Cozy / Lots of caramelization)

Dough:
200 g whole wheat flour
50 g cold coconut oil
50 g butter
½ teaspoon of salt
1 egg

Filling:
2 kilos of beets cut into slices
4 small onions cut into thick slices
4 garlic cloves cut in half lengthwise
1 tablespoon of coconut oil
1 tablespoon of coconut sugar
2 tablespoons of balsamic vinegar
1 teaspoon salt
1 tablespoon fresh savory

Method:

1. To prepare the dough, add the cold coconut oil and butter to the flour and salt and crumble it between your hands (or with the food processor) until it forms a whipped dough, add the egg and mix it enough to put the dough together in a non-stick ball. Refrigerate for 15 minutes, but not much longer or it will be very difficult to shape the dough.
2. In a non-stick frying pan, heat the coconut oil and place the slices of beetroot, onion and garlic in a single layer, it may be necessary to repeat the process to complete the required amount. Season with salt and savory. Add sugar and balsamic vinegar and let it caramelize over medium-low heat for approximately 20 minutes.
3. Roll out the dough with a kitchen roll. The desired size is that of the non-stick frying pan if it can go in the oven, or as in my case, you can use an oven form. To do this, arrange the vegetables in a single layer and cover with the pastry.
4. Place the tart in the oven previously heated to 180°C, for 30 minutes until the dough is golden brown. Before cooling, transfer the pie to a serving plate so that the beetroots are on top. Add some savory and serve with a salad.

Healthy moments full of flavor!


2 comentários:

  1. linda. linda, linda, esta tarte está simplesmente fantástica, tem um paladar muito bom,o caramelo da beterraba torna-a irresistível e a combinação com a segurelha é muito boa. Para os olhos é muito apetecível, as fotografias estão muito bonitas, meus parabéns pelo todo tão bem conseguido. Obrigada por partilhares :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu pela tua partilha aqui, pela entrega e sinceridade. Fico muito feliz que tenhas gostado !! É tempo de beterraba, que bom poder experimentar receitas diferentes e cheias de sabor:)

      Eliminar