COMO PLANTAR MORANGOS


(Expandir e renovar a cultura / Manutenção cuidada / Requer água)



Manter uma pequena plantação de morangos pode revelar-se muito simples. Requer alguns cuidados, como uma terra bem nutrida e sem ervas daninhas, limpeza assídua das folhas mais velhas e secas, rega diária nos dias mais quentes de Verão e manter a vizinhança livre de lesmas e caracóis. Um bom acolchoamento mantém os frutos secos e longe da terra, dado que o contato direto tende a apodrecer os morangos ainda verdes.


Os morangos são um fruto muito apreciado e com um sabor fresco e doce, abundante no início do Verão, e dependendo da espécie também podem ser colhidos em Setembro. No nosso quintal, plantamos as pequenas plantas no mês de Outubro, já vai uns 4 anos. O canteiro deverá estar ao sol e ser protegido. Levou um pouco a aprender os detalhes de cultivo na prática. No segundo ano o meu vizinho deu uma ajuda preciosa de alguns detalhes de manutenção, mas também de como transplantar através dos estolhos ou guias. As plantas do morango lançam hastes longas que formam pequenas raízes e em contacto com a terra originam uma nova planta. É importante mudar os morangos a cada 2-4 anos para que continuem produtivos, a transplantação é um método eficaz de expandir e renovar a cultura de morangos. Como se trata de uma planta pequena e de raízes superficiais, é possível de manter em vasos ou floreiras na varanda. Durante o Verão, adoro poder colher estes pequenos frutos com sabor a floresta quase todos os dias. Experimentem.   




TRANSPLANTAR MORANGOS ATRAVÉS DE ESTOLHOS OU VASO

1. Quando a planta de morango lançar estolhos, colocar um pequeno vaso por baixo do estolho e fixar com arame sem danificar a haste. Naturalmente o estolho vai criar raízes após dez a catorze dias e formar uma nova planta no vaso, alimentando-se inicialmente da planta mãe e mais tarde dos nutrientes no vaso.

2. Quando a nova planta apresentar um aspeto forte, cortar a haste e deixar que se fortaleça mais algum tempo ainda no vaso.

3. Em Outubro ou inícios de Novembro, transplantar para o local definitivo. A distância entre plantas deve rondar os 30 a 35 cm em diâmetro. Para tal fazer um buraco suficientemente fundo e largo para que as raízes possam adaptar-se mais facilmente na fase inicial.

4. Colocar composto biológico e envolver com um pouco de terra.



5. Retirar a planta do vaso, e com as mãos soltar as raízes para facilitar o enraizamento. Colocar a planta no centro do buraco e aconchegar com a terra envolvente.



6. Calcar a terra com as mãos e caso seja um dia mais quente, regar com cuidado. É importante que o nível da terra não se sobreponha ao coração do morangueiro, por outro lado, as raízes devem ficar totalmente cobertas. Vejam o exemplo na foto.






2 comentários:

  1. Nada como comer morangos acabados de colher, são deliciosos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E sabe bem poder cuidar deles :) é relaxante! Obrigada por toda a ajuda!

      Eliminar